sexta-feira, 20 de abril de 2007

O começo











Todo fim tem um começo.
Este começo não é sempre o começo lá no comecinho mesmo, mas um começo que se dá bem depois de começado. É o começo do fim.
O fim, por sua vez, é único, exclusivo. E se separa dos começos pelos meios, ou pelos “entremeios”. Entretanto, o que seriam estes entremeios?
Dependendo do ponto de vista, este entremeio nada pode ser senão mais um começo do fim...
A retomada é um começo, a mudança, a reviravolta, a estratégia nova, até mesmo a apatia. Se a “história” não acabou, se não chegamos a um fim... É ainda começo.
Outro começo, um novo começo, o mesmo começo de sempre...Um recomeço, sempre... O que realmente importa saber é que finis origine dependet (1) é o único saber que importa.
O começo de toda história é diverso e inúmero... É mutante. O que permite à história, e ao fim, um constante refazer-se.
Assim, a re-tomada é, por princípio, um re-começo, isto é, toda história que não tem um fim pronto, determinado, existente, tem vários começos e está em constante re-fazer-se; recomeçando sempre... Até que se chegue ao fim.
Por outro lado, toda história que já possui um fim, ou tem “tal” fim por objetivo, não deveria ter outro começo senão: “O fim começa assim”.

(1) O fim depende do começo.





E assim,eu começo do começo esse blog!!

Nenhum comentário: