quinta-feira, 20 de maio de 2010

Se o seu deus não aceita todas as formas de amor, ele é um idiota


http://l.yimg.com/g/images/spaceball.gif


Um dos temas que tenho desenvolvido em trabalhos para a faculdade é a criação de campanhas de marketing e comunicação para o reforço da opinião pública sobre o mundo/mercado GLBTT. Mercado esse que cresce significativamente a cada dia, mês e ano, gerando renda ao trade de eventos e turísmo do País.

Dados que a ABRAT GLS ( Associação Brasileira de de Turismo GLS) e da CADS ( Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual) apresentaram para mim e meus colegas de faculdade, mostram que somente do Brasil 10% na população é homossexual, de 20% à 30% Bissexual, de 2% à 3% Travestis e Transsexuais ou Trangênicos e muuuuitos % fazem parte daquele famoso S, ou seja, Suspeitos! haha ops... Simpatizantes.

Imagine quantos não saíram do armário? Quantos outros não se descobriram? Tantos outros sentem medo e reprimem um desejo? Convenhamos, todos nós conhecemos alguém suspeito haha

Hoje, estive num treinamento para poder trabalhar no 14º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo, o treinamento foi ministrado pelo Coordenador Geral da CADS Franco Reinaudo. Um cara bem simpático por sinal. Nesse treinamento nos deram noções básicas de como se portar e tratar esse público, como lidar em diversas situações, o uso da etiqueta e bom senso diante a pessoas de orientação sexual diferente. Sim, orientação sexual porque as palavras opção e escolha sugerem que as pessoas possam optar ou escolher o que serão, e todos nós sabemos que na prática não é nada disso certo? Assim como não escolhemos quem vamos amar, não podemos escolher qual sexo amaremos.

Dentre outros tantos equívocos da sociedade está um bem importante e interessante, a palavra HOMOSSEXUALISMO é como uma ofensa sabia? Porque até a década de 70 a prática sexual entre pessoas do mesmo sexo era considerada uma perversão sexual pela ciência (sufixo "ismo"). Ou seja, uma doença. Daí então Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transsexuais ou Transgênicos preferem o termo HOMOSSEXUALIDADE do grego homos = igual + latim sexus= sexo que refere-se ao atributo, característica ou qualidade de um ser humano que sente atração física, emocional e estética por outro ser do mesmo sexo.

Bem bacana as explanações, explicações e tal. Porém ainda fico Barbie na caixa ( besta, atônita, bege, passada, pasma) que no ano de 2010, 40 anos após a “aceitação” da Homossexualidade como orientação sexual, ainda temos que passar por treinamentos para saber respeitar pessoas feitas da mesma carne, órgãos e sentimentos que nós.

Em uma cidade que abriga a maior parada do mundo de reivindicações por direitos e respeito a pessoas de diferentes orientações sexuais, é ridículo haver ainda tantos equívocos, discriminações e intolerância por parte de uma quantia da população que só aceita o ‘diferente’ no dia que a Avenida Paulista se pinta de arco-íris.

Reconheço que muitos Homossexuais desprezam a Parada por achar que virou uma festa para as loucas soltarem as plumas e purpurina e que a essência se perdeu. Mas eu discordo, porque sim, muitos vão as ruas para se mostrar mas, não é justamente isso que tem atraído cada ano mais adeptos à Parada do Orgulho Gay? O que gera em mais verba aos cofres públicos e privados somados a expansão do trade de eventos e turismo GLS resultando mais poder a esse público de lutar por dignidade e respeito, crescer como um novo mercado, ser visto e aceito podendo aumentar suas formas e meios de divulgar e esclarecer os desinformados que eles são pessoas como nós, respiram e sentem dor.

Este ano, além da minha 4º comemoração pessoal , que é outra história, serei voluntária para trabalhar em 2 dos eventos do mês do orgulho gay, a 10º Feira Cultural LGBT que se realizará no dia 3 de junho no Vale no Anhangabaú e a 14ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo que será no dia 6 de junho que acontece todos os anos na Avenida Paulista.

Convido todos a participarem!

Sim é uma grande festa que trás mais de 3 milhões de pessoas para as ruas gerando desconfortáveis situações como constrangimentos causados por pessoas totalmente sem noção e pudor que independe de orientação sexual, brigas resultantes do abuso de álcool e drogas ou ignorância, assaltos como em qualquer grande festa e movimentação de pessoas de todos os tipos.Ou Seja, uma festa como todas outras de porte e características parecidas. Mas vale muito a pena ter um dia digamos, mais colorido :)

Nenhum comentário: